Já Temos a Tese e a Antítese – Chegou a Hora da Síntese

O filósofo alemão Georg Wilhem Friedrich Hegel propôs há quase duzentos anos que tudo se desenvolve pela oposição dos contrários. Filosofia, arte, ciência e religião são vivas devido a esta dialética.

Georg Hegel (Quadro de Schlesinger)

Georg Hegel (Quadro de Schlesinger)

A dialética hegeliana foi desenvolvida a partir da estrutura tese, antítese e síntese. A tese é uma afirmação ou situação inicialmente dada. A antítese é uma oposição à tese. Do conflito entre tese e antítese surge a síntese, situação nova que carrega dentro de si elementos resultantes desse choque. A síntese, então, torna-se uma nova tese que contrasta com uma nova antítese, gerando uma nova síntese, em um processo sem fim.

Na figura abaixo, vemos um exemplo. O marido e a esposa brigavam sobre a forma de colocar o papel higiênico. A solução (síntese) pode ser não usar mais o papel higiênico e sim um chuveirinho com água morna.

tese-antitese-sintese 

Mas por que eu estou falando nisso? Na verdade, ainda não me conformei (nem quero me conformar) com a discussão sobre a Olimpíada de 2016 no Rio de Janeiro. Nela ficou explícito de que existe uma tese sobre o Brasil: 

  • a nossa classe política é corrupta ou, ao menos, omissa em relação à corrupção. Não haverá renovação nos quadros políticos que altere esta realidade. Os herdeiros continuarão as atividades dos seus padrinhos;
  • a educação nas escolas públicas é de péssima qualidade e continuará assim;
  • a saúde pública também é de péssima qualidade e permanecerá assim;
  • as verbas destinadas para as obras relativas à Olimpíada serão desviadas para fins escusos;
  • o país nunca será um país desenvolvido.

A antítese neste caso diz que: 

  • é possível renovar os políticos através do voto;
  • a educação e a saúde pública podem ser melhoradas através de um trabalho sério dos governos com a participação da sociedade;
  • os desvios do dinheiro para as obras podem ser evitados através da fiscalização pela sociedade;
  • o Brasil poderá se tornar um país desenvolvido e a situação atual mostra que isto é possível.

Este é o momento de criarmos a síntese destas duas linhas de pensamento para que a sociedade possa influenciar decisivamente na construção do Brasil desenvolvido econômica e socialmente.

Anúncios

13 Comentários

Arquivado em Filosofia, linkedin, Política

13 Respostas para “Já Temos a Tese e a Antítese – Chegou a Hora da Síntese

  1. Pingback: Os Números de 2016 by World Observer by Claudia & Vicente | World Observer by Claudia & Vicente

  2. Ricardo Peixoto

    Ricardo Peixoto, RJ

    Vicente. Não sou a favor de teorias do caos ou de conspirações malévolas; sou um homem que crê que todas as coisa estão previstas e definidas no contesto secular, assim como no espiritual. Não espero grandes mudanças para melhor com esse sistema eleitoral fraudulento (ou no mínimo sujeito a fraudes). Mas fiquei abismado com uma frase dita pelo Senador Renan Calheiros em seu discurso de encerramento na posse da Presidenta Dilma Roussef, em que mandou o seguinte recado: ” Presidenta, não há espaço para a ANTÍTESE”, (uma pena eu não ter conseguido encontrar nenhum vídeo desse discurso; mas talvez vocês consigam), numa clara alusão aos contatos políticos do partido da Presidenta com países comunista. E logo após sua posse, vemos o país mergulhando em um mar de falcatruas e corrupção nunca antes ‘percebido’; num aparente propósito de desacreditar as classes políticas e digo mesmo os que não estavam envolvidos nas grandes negociatas estão sendo acusados hoje de ‘homofóbicos’, (será que para prestar eles tem que ser HOMOFÍLICOS?).
    Sinto não ser tão otimista quanto o amigo; mas certamente estão criando a crise, para depois apresentar o SALVADOR DA PÁTRIA, vocês verão.

    Enquanto isso, nós vamos pagando essa conta.

    Grande abraço Vicente e Claudia, e parabéns por este espaço onde podemos democraticamente nos expressar!

    Felicidades!

    Curtir

    • Ricardo,

      Grato pelo comentário, como você falou muito bem no encerramento da sua manifestação, este é um espaço democrático!

      Encontrei o vídeo com o pronunciamento do Renan Calheiros na posse do segundo mandato da Dilma. O link está abaixo



      Como você pode ver aos 1:52, Renan diz:

      – “Onde não há espaço para ANTÍTESE, os elogios devem ser vistos com reserva.”

      Todos nós conhecemos o Renan e suas falcatruas, mas esta parte do discurso é uma exaltação à democracia, não há referência a relações com países comunistas. Sinceramente este negócio de comunismo acabou, apenas poucos países de pouca expressão ainda tentam manter este tipo de regime vivo. Cuba, por exemplo, deve mudar muito nos próximos anos…

      Voltando ao nosso país, as falcatruas e a corrupção não foram inventadas pelo PT. Com a divulgação dos últimos documentos da Odebrecht, ficam claras que estas práticas vêm de longe. Como você bem disse “esse sistema eleitoral fraudulento (ou no mínimo sujeito a fraudes)” é a base de todo um sistema que favorece a corrupção e a lavagem de dinheiro na política brasileira nas esferas municipais, estaduais e federal. Como mudar isto?

      Não precisa ser homofílico, basta ser “humanofílico” – se preocupar com o bem estar do próximo independentemente de sexo, religião, classe social ou opção sexual. Intransigência também não deve ser aplaudida ou incentivada.

      Para encerrar, concordo que o ambiente está cada vez mais propício para o surgimento de “salvadores da pátria” e isto realmente não é bom para o país e para a democracia.

      Grande abraço e grato por apimentar o debate!

      Curtir

  3. A minha síntese: Nova Ordem Mundial. O modus-operandi dos Illuminati aliado pelos Maçons é muito mais promíscuo que a própria promiscuidade em si. A corrupção política é santa perto deles. O modus-operandi é a tese x antítese = síntese, aplicado na forma da regra de 3: eles criam o caos, multiplica o caos implantando o terror, e depois apresenta a solução do caos. Resultado: muda-se o regime de governo para o socialismo ou fascismo republicano a fim de se restabelecer a ordem violada, e depois que os criadores do caos controla o Gado [povo] pelo rigor eles saem de cena e o Gado entrega as suas liberdades civis. Este será o novo panorama político-social Maçom-Illuminati no Brasil .

    Curtir

    • Sir Cornelius Days (pseudônimo interessante),

      Eu sempre publico todos os comentários, mesmo não concordando com o conteúdo.

      Não acredito que exista um esquema malévolo criado pelos Illuminati e Maçons para controlar o Brasil ou, até mesmo, o mundo. Eu vejo as corporações econômico-financeiras cada vez mais poderosas e, para maximizar seus lucros, muitas corrompem agentes públicos para tornar as legislações mais interessantes aos seus interesses ou para definir as prioridades de investimento dos Estados.

      Não sei quanto do “iceberg” foi revelado até agora pela Operação Lava Jato, mas parece ser um bom caminho para elevar o nível da política brasileira.

      Grato por expressar sua opinião neste blog.

      Vicente

      Curtir

  4. TESE:João vai se casar com Carla,pois eles são namorados.ANTÍTESE: Carla engravida de João, este não aceita a paternidade e termina o relacionamento.SÍNTESE: A criança nasce e Carla casa-se com Fabio que assume a paternidade da criança tornando uma família feliz.

    Curtir

  5. scheilla

    Oi, Vicente…so hj encontrei teu blog. seguindo a linha de raciocínio das imagens: rolo pra cima/rolo pra baixo/sem rolo a síntese para as duas linhas de pensamento seria: sem brasil!
    Abraço,
    antes que o brasil acabe.
    Scheilla

    Curtir

    • Scheilla,

      Como sou otimista. Eu diria, rolo pra cima / rolo pra baixo / Brasil sem rolo!
      Temos mais uma eleição neste ano. Vamos escolher bem nossos representantes e ajudar a melhorar a qualidade da nossa política.
      Abraço,
      Vicente

      Curtir

  6. karoline oliveira

    muito bom meus parabéns !!!
    bjs abraço!!

    Curtir

  7. André

    Concordo com os amigos,

    O nosso país seria bem diferente se todos nós cidadãos exigissem nossos direitos.

    Curtir

    • André,

      Podemos começar exigindo que os candidatos na próxima eleição tenham ficha limpa.

      ONGs anticorrupção trabalham com meta de renovação de 60% para o Cogresso Nacional.

      Vamos participar!

      Curtir

  8. Gustavo Pereira da Silva

    Muito bom Vicente,

    Temos que persistir na crença de que a síntese seja possível e incentivar a discussão.

    Talvez tenhamos que cutucar o orgulho dos brasileiros – reconhecer como tese a nossa covardia, ignorância e conformidade , para quem sabe fazer emergir a indignação e dar partida ao processo.

    Abraço,
    Gustavo

    Curtir

    • Gustavo,

      Podemos começar exigindo que os candidatos na próxima eleição tenham ficha limpa.

      ONGs anticorrupção trabalham com meta de renovação de 60% para o Cogresso Nacional.

      Vamos participar!

      Abraço,
      Vicente

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s