Bem-vindo ao Programa Saúde Fácil

No meu último check-up, os resultados de modo geral foram bons apesar das medições da pressão arterial mais altas do que o normal. Existia ainda a possibilidade de ser a chamada “hipertensão do avental branco”, onde a pressão arterial aumenta consideravelmente quando é medida dentro de um consultório médico.

Para tirar a dúvida, o cardiologista do Sírio Libanês pediu que eu fizesse o MAPA (monitorização ambulatorial da pressão arterial). Neste exame, a pressão arterial é medida a cada 20 minutos, durante 24 horas. Você pode imaginar com é desagradável ficar um dia com aquela braçadeira inflando até quase esmagar seu braço! Na cintura, você carrega uma caixinha responsável por enviar o ar para a braçadeira, medir e arquivar os resultados. O dia deveria ser o mais normal possível: dirigi no complicado trânsito paulistano, trabalhei, participei de reuniões, almocei num restaurante próximo ao escritório… De noite, tentei dormir normalmente, mas não foi muito fácil. O resultado final confirmou a suspeita inicial, eu estou ou sou hipertenso.

Aparelho para o MAPA

Aparelho para o MAPA

Na sequência, fui a um cardiologista clínico próximo da nossa nova casa. Ele conversou comigo, me examinou, auscultou coração e pulmões, mediu pressão e viu os resultados dos exames de imagem e laboratoriais do check-up. No final, fez um comentário que, apesar de elogioso, não me deixou muito feliz:

– Seus exames e condição física são muito bons para alguém da tua idade.

Este é aquele momento no qual lembramos que não somos mais garotões. É o peso dos 47 anos de vida…

Fiz uma pergunta que meu médico disse que todos os diagnosticados como hipertensos fazem:

– Por que eu fiquei hipertenso de uma hora para outra? Minha pressão foi sempre 12 por 8.

Ele sorriu e disse que todos fazem a mesma pergunta e comentou que 90 a 95% dos casos de hipertensão não têm uma causa claramente definida. Citou alguns exemplos, como os casos ligados à obesidade, mas meus 6 quilos de sobrepeso não se enquadravam nesta justificativa. Parece que a genética (pais hipertensos) me levou para este caminho…

Na sequência, perguntei se havia chance de eu deixar de ser hipertenso e não precisar mais tomar remédio. Ele disse que mais de 90% daqueles que se tornaram hipertensos, sem uma causa clara definida, continuavam consumindo remédios até o final da vida. Má notícia…

Como ouvimos toda hora nos meios de comunicação, mas normalmente não prestamos a atenção devida, a hipertensão é uma doença crônica. Hoje não tem cura e, se não for controlada com dieta sem sal e medicamentos, vai danificando aos poucos órgãos importantes do nosso organismo. No meu caso, o corpo se adaptou ao novo patamar de pressão e eu não sentia sintomas como dores de cabeça ou tonturas. É exatamente aí que mora o perigo! Em um “belo” dia, acontece um infarto ou um AVC, por isso devemos controlar e monitorar nossa pressão arterial.

Agora recebi o cartão do “Programa Saúde Fácil” do laboratório fabricante do meu remédio para controle da pressão com o qual consigo 50% de desconto e, depois de dois meses, já adquiri o hábito de tomar um comprimido todas as manhãs.

Basicamente temos três opções – morrer jovem, envelhecer doente ou envelhecer com saúde. O melhor é optar pela última alternativa e fazer o melhor possível para atingir este objetivo, sem exageros e sem dramas…

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em linkedin, Psicologia, Saúde

2 Respostas para “Bem-vindo ao Programa Saúde Fácil

  1. Christiano Wide

    Meu amigo, também já usei este aparelho e usei comprimido…mas fazem 3 anos que não utilizo. Corro entre 100 e 150km por mês, passei ser um runaholic e termino as corridas com a pressão em 9/5. Vai correr meu Amigo pois a tua alimentação já é saudável e eticamente correta. Abraços

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s