Vale Tudo para Conseguir o Emprego dos Sonhos? Veja o Filme “O Corte”!

O cineasta grego Costa-Gavras é famoso pelos filmes políticos. Por exemplo, ele dirigiu filmes como “Z” que trata da ditadura militar grega nos anos 60 e “Desaparecidos, Um Grande Mistério” (Missing) que aborda a ditadura de Pinochet no Chile. Seu último filme, rodado em 2005 na França, é “O Corte”.

Cineasta Costa-Gavras

Um processo aparentemente irreversível é a globalização da economia. As terceirizações, fusões e incorporações são consequências deste processo. Quando duas empresas se transformam em apenas uma, ajustes nos quadros dos níveis administrativos e na diretoria são inevitáveis. Ou seja, demissões ocorrem e, normalmente, apenas as funções operacionais não são afetadas em um primeiro momento.

“O Corte” conta a história de Bruno Davert de 41 anos, interpretado pelo ator francês José Garcia, quinze dos quais prestando bons serviços a uma fábrica francesa de papel. Dois anos depois de perder seu emprego, ele toma uma decisão totalmente heterodoxa, resolve identificar, perseguir e eliminar os candidatos ao cargo que cobiça. Bruno parte para um jogo sem regras onde a concorrência é eliminada e o objetivo final justifica os meios adotados. Como podemos perceber, Costa-Gavras, através de sua ideologia de esquerda, criou uma paródia do capitalismo selvagem, onde livre competição pode significar a eliminação implacável da concorrência. O resultado final do filme é muito interessante e o humor negro vem na dose correta. Além de divertir, nos leva a boas reflexões sobre limites éticos e morais. Será que vale tudo para atingir os objetivos?

Como já escrevi em outro post, concorrência forte é fundamental para evitar acomodação e estimular o crescimento. Por outro lado, agir de modo ético é essencial para a construção de uma vida pessoal e profissional de sucesso. Nada melhor do que viver sem medo de ser descoberto e sem paranoias ou manias de perseguição, porque esperamos dos outros as mesmas atitudes que praticamos.

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Ética, Cinema, Economia, Geral, linkedin

2 Respostas para “Vale Tudo para Conseguir o Emprego dos Sonhos? Veja o Filme “O Corte”!

  1. Adorei a dica… vou ver ao filme!

    Curtir

  2. esse filme é bom!!!ahahaha

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s