Pasta de Dente e o Ventilador: Como Acelerar as Mudanças na sua Empresa

Na Internet, pode-se encontrar facilmente o vídeo de uma história contada pelo filósofo e doutor em educação, Mario Sérgio Cortella, sobre um problema de caixinhas vazias de pasta de dente de uma grande empresa multinacional. Assista ao vídeo.

Nós engenheiros temos certa resistência para aceitarmos soluções pouco elegantes ou que não estejam alinhadas com o estado da arte da tecnologia. Qualquer engenheiro que fosse consultado sobre o problema da rejeição das caixinhas vazias de pasta de dente sugeriria a solução adotada pelos colegas. Ou seja, haveria um check weigher no final da linha de produção, composto por uma balança, sistema computadorizado de controle e um braço mecânico para a remoção das caixas com peso abaixo do especificado.

Exemplo de Check Weigher

Exemplo de Check Weigher

Muitas vezes as decisões são tomadas dentro de um escritório sem a participação das pessoas diretamente envolvidas na operação.  No caso desta discussão, dois engenheiros receberam uma missão e buscaram a melhor solução técnica disponível no mercado. Operadores e funcionários da manutenção provavelmente não forma envolvidos. Como resultado final obteve-se um sistema que atendia o objetivo, mas era mais complexo, bem mais caro e menos prático do que o adotado pelos operadores. Além disto, foram necessários três meses para solucionar o problema.

Existem inúmeras técnicas para acelerar a implementação de melhorias de processo. Uma das ferramentas mais poderosas que eu conheço e emprego é o chamado evento Kaizen. Monta-se uma equipe multidisciplinar integrada por operadores, engenheiros, gerentes, membros da manutenção e pessoas de outras áreas. Esta equipe, com no máximo dez pessoas, é conduzida por um facilitador, conhecedor de técnicas Lean. Após um breve treinamento nas técnicas a serem utilizadas, realiza-se uma visita na área problema. Na sequência, é feito um brain storming (o nosso toró de palpite). Todas as ideias levantadas são discutidas e classificadas de acordo com seu impacto e dificuldade de execução. Definem-se todas as ações a serem implantadas e testadas nos dois dias seguintes, bem como os seus responsáveis. Em menos de uma semana e com baixo custo, melhorias significativas são obtidas.

Como disse o filósofo Mario Sérgio Cortella, a melhor solução está no estoque de conhecimento da empresa. Para explorar este valioso estoque, nada melhor do que juntar pessoas que podem colaborar na solução do problema e dar a mesma oportunidade de expressar suas opiniões.

Finalmente devemos ter sempre em nossas mentes que primeiro temos que compreender para depois sermos compreendidos.

10 Comentários

Arquivado em Gestão de Pessoas, Lean Manufacturing, linkedin

10 Respostas para “Pasta de Dente e o Ventilador: Como Acelerar as Mudanças na sua Empresa

  1. Pingback: Os Números de 2023 de World Observer by Claudia & Vicente | World Observer by Claudia & Vicente

  2. Anônimo

    Olá, bom dia! Usei essa “lenda” como referencia para meu tcc, porém nunca achei o nome da empresa a qual se referia.
    Se trata de uma multinacional antiga ?

    Curtido por 1 pessoa

    • Boa tarde!
      Pela descrição do Cortella – “estupenda multinacional que fabrica de tudo de sorvete a sabonete e pasta de dente” e tem fábrica em Valinhos, deve ser a Unilever.
      Abraço.

      Curtir

  3. Pingback: Os Números de 2022 de World Observer by Claudia & Vicente | World Observer by Claudia & Vicente

  4. Pingback: Os Números de 2021 de World Observer by Claudia & Vicente | World Observer by Claudia & Vicente

  5. Pingback: Os Números de 2018 de World Observer by Claudia & Vicente | World Observer by Claudia & Vicente

  6. Pingback: A Previsão Esotérica – buzON

  7. Pingback: Os Números de 2017 de World Observer by Claudia & Vicente | World Observer by Claudia & Vicente

  8. Pingback: A Previsão Esotérica – parte 01 – buzON

  9. Ronaldo Teixeira Pinto

    Na fabrica de alcool da Tequila Jose Cuervo, em Jalisco, o problema era alcançar a temperatura ideal do “mosto” antes que se agregasse os agentes que facilitariam a fermentação. Se a temperatura estivesse acima dos 35 graus iria matar esses agentes e a mistura tardaria muito a fermentar, podendo até apodrecer e causar perdas.
    Os engenheiros decidiram que teriam que instalar uma serpentina de resfriamento maior, e já a haviam encomendado a um custo de 50 mil dolares. Eu intervi e sugeri que apenas mudassem a bomba, para aumentar a velocidade de circulação da agua de refrigeração. Testaram e concluiram que funcionaria, a um custo de 3 mil dolares.
    A minha mmeta em todos os projetos é encontrar a melhor solução sem necessidade de inversão em novos ou melhores equipamentos, e é o meu ponto forte.

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.