Até 2015, o WordPress enviava um relatório com as principais estatísticas do meu blog. Como esse serviço foi descontinuado, desde 2017, faço um post anual inspirado na mesma estrutura. Neste início de ano, mantenho a tradição para que os leitores possam acessar os dados de 2025.
Uma das brincadeiras mais amadas pelas crianças, e pelos adultos que “não saíram da 5ª série”, é a do fusca azul. Quem enxerga o fusca primeiro tem direito a dar um tapinha (de preferência, bem de leve…) nos outros que estão por perto. Na minha família, estendemos para outras cores, mas o fusca azul tem seu glamour especial.
Em 2025, este blog foi acessado 10,5 mil vezes. Considerando quatro pessoas por fusca, seriam necessários mais de 2.600 automóveis para acomodar todo esse contingente. Como um fusca tem cerca de 4 metros de comprimento, ao colocarmos todos eles em fila única, teríamos algo em torno de 10 quilômetros, quase a extensão da Quinta Avenida em Nova York.
Publiquei 16 artigos em 2025. Assim, o total de artigos desde 2009 chegou a 313.
Estes foram os 10 posts com mais visualizações no World Observer by Vicente Manera em 2025:
- Por que Netflix Errou ao Lançar o Filme Radioactive sobre Marie Curie? (publicado em maio de 2021);
- Segredinho no preparo da Proteína Texturizada de Soja (publicado em setembro de 2014);
- Rei Lear – A Velhice e a Sabedoria (publicado em novembro de 2011);
- Claude Monet e as Ninfeias (publicado em outubro de 2011);
- Ser ou Não Ser, Viver ou Morrer, Agir ou Parar – Hamlet Tinha Razão (publicado em novembro de 2011);
- Os Múltiplos Papéis da Mulher no Mundo Atual (publicado em novembro de 2013);
- A Revolta de Atlas – Francisco D’Anconia e o Dinheiro (publicado em junho de 2023);
- Fragmentados – Somos Kevin Crumb (publicado em setembro de 2021);
- Já Temos a Tese e a Antítese – Chegou a Hora da Síntese (publicado em outubro de 2009);
- Há Dois Mil Anos Atrás – O Genial Heron de Alexandria (publicado em dezembro de 2013).
Sete dos dez posts mais acessados têm mais de cinco anos, sugerindo que alguns textos têm vida longa. Eu até chamaria isso de “evergreen”, mas vou poupar vocês do vocabulário de marketing…
Em 2025, tratei dos mais diferentes assuntos. Escrevi desde amor e relacionamentos até descriminalização da maconha e taxa Selic. O artigo publicado em 2025 com o maior número de acessos diretos (147) foi sobre a guerra comercial envolvendo as tarifas dos EUA sobre produtos do Brasil:
O que muda com a tarifa de 50% dos EUA sobre produtos do Brasil?
Sobre amor e relacionamentos, o post mais acessado foi Eros, Philia e Ágape: Três Formas de Amar em uma Relação a Dois, com mais de 100 acessos.
O blog foi encontrado através de sites de busca (principalmente o Google) por quase 5,5 mil pessoas.
Os sites que mais mencionaram o blog foram Facebook, LinkedIn, WordPress e Instagram. Um artigo foi acessado por alunos do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS), enquanto outros acessos vieram de ferramentas como ChatGPT e Gemini, que citaram o blog como referência.
Pessoas de 61 países ou territórios acessaram o blog em 2025. Os leitores mais frequentes vieram, pela ordem, do Brasil, Estados Unidos, Portugal, Irlanda, Finlândia, Canadá, Bélgica, Alemanha, Reino Unido, Austrália, Polônia e Holanda.
As figuras do blog receberam 670 cliques e, aproximadamente, 400 downloads de arquivos foram realizados, com destaque para uma apresentação em PowerPoint sobre Poluição Hídrica para crianças.
Mantenho meu compromisso de continuar trazendo material de qualidade sobre os mais variados temas. Além disso, experimentarei outros formatos de mídia. Aguardem…
Agradeço sua participação em 2025 e aguardo suas críticas, comentários e sugestões em 2026.


