Sobre o Vicente

Meu nome é Vicente Manera Neto. Nasci em Porto Alegre há mais de meio século. Hoje moro em São Paulo. Sou filho do Seu Flávio e da Dona Ladi que já estão no Céu. Tenho três filhos: Léo, Júlia e Luiza, e sou casado com a Claudia.

Sou engenheiro químico, mestre em engenharia e certificado Black Belt em projetos Six Sigma. Quando criei este blog, eu estava trabalhando na empresa que eu e minha esposa temos, a PracSys Consultoria, o que me dava certa flexibilidade na agenda para, por exemplo, escrever aqui. Depois trabalhei 8 anos em uma grande empresa, mexendo com áreas que eu sou apaixonado: inovação e sustentabilidade. Em maio de 2018, voltei a trabalhar como consultor na PracSys, período em que tive experiências muito interessantes. Do início do incrível 2020 até o final de abril de 2023, trabalhei em outra grande empresa na área de tecnologia de proteínas vegetais.

Agora voltei às consultorias, onde quero trabalhar em projetos que façam meus olhos brilharem e ajudem o mundo a ser um lugar melhor para todos.

Gosto de discutir sobre vários assuntos, além dos profissionais: política, economia, esportes (principalmente sobre o meu Internacional), lazer, gastronomia…

18 Respostas para “Sobre o Vicente

  1. Beatriz

    Bom dia Vicente!
    Meu nome é Beatriz de Araújo Brandi, minha avó paterna era Julia Manera Brandi. O pai dela era Vicente Manera, nascido em Roseto Capo Suplico.
    Temos algum parentesco?

    Curtido por 1 pessoa

    • Bom dia, Beatriz!
      Meu avô paterno era Vicente, por isso eu tenho o mesmo nome. Ele era filho de Nicolau Manera que tinha um irmão chamado Vincenzo (ou Vicente na forma aportuguesada). Sei apenas que a família veio da Calábria. Como Roseto Capo Spulico fica Calábria, pode ser a origem da família. Sei também que eles inicialmente, no Brasil, moraram em Juiz de Fora em Minas Gerais. Ou seja, podemos ter um trisavô comum. Neste caso, seríamos primos em quinto grau.
      Se você quiser, podemos trocar e-mails para aprofundar mais nas origens da família.
      E uma curiosidade para finalizar, minha filha mais velha se chama Júlia.

      Grande abraço.

      Curtir

  2. Emanuel Afonso de Oliveira

    Vicente, show de Blog e artigos publicados. Parabéns!!

    Abraços,
    Emanuel

    Curtido por 1 pessoa

  3. Olá Vicente!

    Parabéns pela sua inifciativa em usar o blog de forma coesa, procurando transmitir o seu conhecimento ajudando outras pessoas, desejo muitos sucessos a você e sua esposa Claudia chará!

    Abraço,
    Vicente Braga

    Curtir

  4. Alô Vicente, estou escrevendo uma matéria sobre o Centenário do “poetinha” e encontrei no Google essa ilustração de Vinícius que você publicou em seu artigo. Por um acaso você saberia o nome correto do ilustrador? pois em todos os recantos que encontrei, a assinatura não está legível, e me parece ser assinado por “AKOELME”, seria isso mesmo? Agradeço antecipadamente a ajuda. Sergival

    Curtir

  5. Mariza Wagner Espinoza

    Vicente! Que coisa boa ver um ex-estagiário da FEPAM (alíás, já dava prá ver na época que tu eras o mais inteligente de todos…) escrevendo tão bem e tantas coisas extremamente importantes e, ainda, com uma didática impressionante.
    Parabéns! Abração.
    Mariza Wagner Espinoza.

    Curtir

    • Mariza,

      Grato pela gentileza do teu comentário!

      Guardo com muito carinho aquele ano que estagiei na FEPAM, aprendi muito com vocês.

      Espero que frequente meu blog. Publiquei ontem o centésimo post. Se você quiser sugerir quais assuntos que gostaria de ver nos próximos 100 posts, eu ficaria muito feliz.

      Grande abraço,

      Vicente

      Curtir

  6. Marcelo Maciel

    Vicente ,

    Conheci teu blog recentemente é muito legal .

    No exemplo de Rodin me identifiquei , pois hoje , não sei se tu sabes , sou o Supervisor da planta no qual fui operador “o Delta” .
    Deve lembrar , pois tu é um dos criadores desta fabrica , aproveito e agradeço por todo conhecimento passado naquele período que trabalhamos juntos e também pelo imbatível time de futsal da quarta-feira !!!

    Grande abraço ,
    Marcelo Maciel

    Curtir

    • Marcelo,

      Fico feliz que tu tenhas recebido esta merecida promoção. Desejo que ela seja apenas mais um passo na tua carreira. Continua estudando e nunca perca a vontade de aprender! Lembro bem do tempo do Delta, tu eras um dos mais interessados em entender o processo e melhorar seus índices.

      Quanto ao time de futsal, tu foste o melhor goleiro que nós tivemos e ficava muito mais fácil jogar na defesa com a confiança que eu tinha na tua capacidade.

      Se quiseres receber os novos posts por E-mail, basta clicar no botão “Assine!” no lado direito na primeira página do blog.

      Grande abraço,

      Vicente

      Curtir

  7. Mateus Kütter

    Grande Vicente!

    Pena que não vi teu blog antes… Muito bom!

    Abraço
    Mateus Kütter

    Curtir

  8. Douglas Lessing

    Tche, tbm sou de NH, e achei o posts muito interessantes. Gostaria de mais informações sobre as cervejas que tu comentou. Tu tem MSN para trocarmos umas idéias?
    Abraço!

    Curtir

    • Douglas,

      Um lugar em Novo Hamburgo com boas opções de cervejas artesanais é o Kunds Bier na Rua Silveira Martins, 121, próximo ao restaurante O Bifão. As cervejas Colorado também podem ser degustadas no Mais Pastel na Av. Maurício Cardoso, 1174.

      Em Porto Alegre, recomendo O Apolinário na Rua José do Patrocínio, 527 na Cidade Baixa e o Bier Markt na Rua Castro Alves, 422 no Bairro Rio Branco. Estas duas cervejarias, além de ambientes aconchegantes, têm uma abundância de opções de cervejas artesanais sempre servidas no copo certo e na temperatura correta.

      Tu podes me achar no Facebook para informações ao vivo.

      Abraço!

      Curtir

  9. andré orlandi

    Ola, Vicente boa noite!
    Moro em um sitio no ES e temos algumas vacas de leite gostaria de aproveitar os residos para produzir Gas gostaria de maiores informaçoes q respeito de como contruir um bio digestor se puder me ajudar ficaria grato!
    Obrigado
    André orlandi!

    Curtir

    • Boa noite, André!

      Sugiro que você em contato com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o telefone é (27) 3137-9888. Se eles não conseguirem te ajudar, você pode novamente me contatar.

      Abraço,

      Vicente

      Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.