Auf Wiedersehen Tarcísio!

Meu domicílio eleitoral é Novo Hamburgo no Rio Grande do Sul. Como estou morando em São Paulo e não transferi meu título, este ano apenas justificarei minha ausência na urna. Apesar da distância, acompanhei alguns acontecimentos da campanha eleitoral hamburguense. Sem dúvida, o grande fato é a decisão da Justiça Eleitoral que considerou o candidato a reeleição, Tarcísio Zimmermann do PT, inelegível por causa da Lei da Ficha Limpa.

Tarcísio Zimmermann

Tarcísio Zimmermann (fonte: novohamburgo.org)

Em 2004, os candidatos à prefeitura, Tarcísio e o ex-prefeito Jair Foscarini (PMDB) participaram da inauguração de uma obra pública e tiveram o registro cassado naquele ano.  Como a Lei da Ficha Limpa torna o candidato condenado inelegível por oito anos, a candidatura do petista foi indeferida. Os advogados de Tarcísio alegam que o prazo se encerraria oito anos após o pleito de 2004, dia 2 de outubro, mas o ministro Arnaldo Versiani, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), considerou que o impedimento vale até o final de 2012.

Em entrevista ao Terra, nesta sexta-feira, o petista disse que pensou melhor e resolveu “arriscar”. O risco citado pelo candidato seria a manutenção da decisão do ministro Arnaldo Versiani pelo plenário do TSE. Neste caso, haveria três alternativas: 

  1. Outro candidato ganha a eleição – caso encerrado, o recurso do Tarcísio perde a razão.
  2. Tarcísio vence com menos de 50% dos votos válidos – se ele perder o recurso, o segundo colocado assume a prefeitura.
  3. Tarcísio vence com mais de 50% dos votos válidos – se ele perder o recurso, o pleito será anulado, novas eleições para prefeito serão convocadas.

Ou seja, se o TSE entender que Tarcísio não tem razão, o Partido dos Trabalhadores terá um prejuízo eleitoral muito grande. Impressiona o domínio que o atual prefeito exerce sobre seu partido.

Quem acompanha meu blog sabe das críticas que tenho em relação ao atual governo exercido por Tarcísio Zimmermann em Novo Hamburgo. Tudo começou com a obra para colocação da rede de alta tensão na Avenida Sete de Setembro. Publiquei dois artigos (links abaixo) a respeito desta obra da empresa AES Sul. Descobri, neste período, como funcionava a Câmara dos Vereadores, onde poucos representantes faziam oposição, enquanto os outros concordavam com tudo que vinha do Executivo Municipal.

https://vicentemanera.com/2011/06/23/redes-de-alta-tensao-sobre-nossas-cabecas/

https://vicentemanera.com/2011/07/28/audiencia-publica-de-esclarecimentos-sobre-a-rede-de-alta-tensao-em-novo-hamburgo/

Também percebi que a principal empresa de comunicação da região, fazia propaganda positiva para o governo. Depois veio a gigantesca  campanha “Eu Cuido, Nós Cuidamos”, que atingiu várias mídias simultaneamente, como outdoors espalhados pela cidade, inserções nas programações de emissoras de rádio locais e da capital, além de anúncios em jornais. Os links abaixo são relativos aos dois artigos sobre o assunto.

https://vicentemanera.com/2011/10/22/liberdade-de-expressao/

https://vicentemanera.com/2011/10/29/gasto-com-publicidade-oficial-%e2%80%93-como-o-dinheiro-publico-escorre-pelo-ralo/

Resolvi atualizar a tabela e o gráfico sobre os gastos com publicidade da Prefeitura de Novo Hamburgo em 2012 e me surpreendi com a magnitude do aumento deste ano. Passou de R$ 2 milhões para R$ 2,8 milhões, um aumento de 40%. Veja abaixo.

Tabela gastos publicidade Novo Hamburgo

Gráfico Gastos Publicidade Institucional Novo Hamburgo

Tarcísio se apropriou de obras privadas e federais como se fossem suas realizações. O exemplo é a extensão do Trensurb para a cidade. Parece que ao invés de fazer obras importantes para o município, ele prefere gastar vultosas quantias para convencer a população, sempre apoiado por uma Câmara dos Vereadores subserviente e por uma imprensa omissa que faz apenas jornalismo positivo para o Executivo.

O mais irônico é que, apesar disto tudo, Tarcísio pode ser cassado por um motivo menos importante como participar de uma inauguração. Lembra a história do gângster Al Capone preso por causa do Imposto de Renda ao invés de todos seus crimes e assassinatos.

Al Capone

Al Capone

Gostaria mesmo é que a população de Novo Hamburgo cassasse o futuro mandato do prefeito petista, dizendo NÃO para a queima de recursos com publicidade e para toda a sua incompetência e prepotência. Amanhã é o dia!

4 Comentários

Arquivado em Ética, História, Política

4 Respostas para “Auf Wiedersehen Tarcísio!

  1. Pingback: Rescaldo Eleitoral ou a Volta de Tarcísio “Jason” Zimmermann | World Observer by Claudia & Vicente

  2. Pingback: Post 200 – Retrospectiva | World Observer by Claudia & Vicente

  3. André

    Excelente material. Impressionante riqueza de detalhes. Agora é só compartilhar no face.

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.