Mudança – O Final de um Ciclo

Este é o último post que escrevo no meu apartamento da Rua Guia Lopes em Novo Hamburgo. Meus queridos fãs, leitores e seguidores não se desesperem, não estou encerrando as atividades do meu blog, apenas estou mudando de endereço.

Estou trocando a cidade de Novo Hamburgo, com seus quase 250 mil habitantes, onde vivo há dezoito anos, por nada mais nada menos do que São Paulo com uma população de mais de 11 milhões. Claro que não foi uma decisão fácil, porque, como em praticamente todas mudanças radicais que fazemos na vida, existem aspectos positivos e negativos. Ficam no Rio Grande do Sul, uma parte muito importante da minha família: meu filho, minha mãe, minha tia e meus irmãos. Vários amigos também continuarão morando por aqui. Meu Internacional também deixará de ter meu apoio frequente no Beira-Rio. Em compensação reencontrarei amigos que já mudaram antes para terras paulistanas e ficarei muito próximo das pessoas com quem mais interajo profissionalmente. Tenho certeza de que este fator será muito importante e agilizará o desenvolvimento dos projetos nos quais atuo. O apoio e carinho da minha amada Claudia e minha molequinha Júlia serão essenciais na adaptação à nova vida.

De certo modo, me sinto um pouco como o conquistador espanhol Cortez que mandou queimar os navios da frota espanhola. Assim ele deixou claro que a vida dos soldados não era mais na Espanha e sim no México. Evidentemente não ateei fogo no meu apartamento em Novo Hamburgo, vendi e tenho que entregá-lo na próxima segunda-feira. Não há possibilidade de retroceder.

Me lembro quando saí do emprego em que estava há vinte anos, senti que um vínculo importante havia se rompido. Me sentia livre para tentar experiências totalmente inéditas. As coisas não saíram como o esperado, mas cresci muito na adversidade. Hoje tenho certeza que a decisão de sair, mesmo abrindo mão da segurança que eu usufruía naquela empresa, foi correta.

Tive a mesma sensação de ruptura ao ver meu apartamento vazio. Fui muito feliz ali e também serei nesta nova fase da vida. Lembro de uma fala de Júlio César na peça homônima de Shakespeare:

Muito antes de morrer, morre o covarde; só uma vez o homem forte prova a morte.

Meu espírito hoje não tem medo de perseguir meus sonhos. Só quero morrer quando for a hora, como concluiu na sequência o próprio César:

Das coisas raras que tenho ciência, sempre me pareceu a mais estranha terem os homens medo, embora saibam que a morte, um fim a todos necessário, vem quando vem.

Julio Cesar Imperador romano

Júlio César - imperador romano

Para finalizar tenho que confessar que este foi um parto complicadíssimo, talvez pior do que Schwarzenegger no filme Junior.  A proprietária do apartamento, que nós alugamos em São Paulo, exigiu novas garantias de última hora, mas tudo vai dar certo e nós cresceremos muito mais em nosso novo lar.

Junior Arnold Schwarzenegger

3 Comentários

Arquivado em Geral, História, Literatura, Psicologia

3 Respostas para “Mudança – O Final de um Ciclo

  1. Alexandre e Marcos,

    Grato pelo apoio! A adaptação está sendo mais rápida do que imaginávamos!
    Abraços,
    Vicente

    Curtir

  2. Marcos Vasques

    Grande Vicente!

    Que Deus abençoe sua familia nesta nova etapa.
    Estou em SP a 3 anos e fico a tua disposição se precisar de algo.
    Seja bem vindo colorado amigo!
    M.Vasques, Cris e Júlia!

    Curtir

  3. Alexandre Col Debela

    E ai Vicente, boa sorte na sua nova empreitada, acredito que vai gostar de São Paulo, morei lá um tempo e foi muito legal. Abraço e sucesso.

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.