Sete Métodos de Tomada de Decisão – Democracia às Vezes Atrapalha…

Tomar decisões é uma das atribuições mais importantes dos gerentes de projeto. Muitos acreditam que a democracia sempre é o melhor sistema, mas, em muitos momentos, não há tempo ou condições de, pelo menos, ouvir a maioria antes de decidir. A seguir eu comento os sete principais métodos de tomada de decisão:

1.  Líder sem a participação dos membros da equipe

Este tipo é recomendado para a rotina ou quando não se tem tempo suficiente para envolver outras pessoas. Deste modo, o gerente decide baseado apenas na sua cabeça sem conhecer a opinião de outros membros da equipe. Não pode ser usado indistintamente, sob pena de transformar o gerente em ditador.

Cadeira do Gerente-Ditador

2.  Especialista da equipe

Neste método, o especialista recebe a autoridade para decidir sobre um assunto no qual ele é o maior conhecedor da equipe. O problema pode acontecer se este expert não foi bem escolhido.

Dr. Smith – Cuidado ao escolher o especialista!

3.  Opinião média dos membros da equipe

Neste caso, o líder consulta os demais membros da equipe isoladamente e escolhe a opinião mais popular. Mais uma vez perde-se a vantagem da interação entre diversas ideias que poderia criar uma nova alternativa melhor para solucionar um problema. Justifica-se quando não se tem  prazo hábil para reunir o time.

4.  Líder após consulta aos membros da equipe

O líder decide sozinho após ouvir as opiniões dos demais membros da equipe. Apesar de semelhante ao primeiro método, neste caso, o líder escuta a opinião de alguns conselheiros antes de decidir, reduzindo as chances de erro.

5.  Voto da maioria

A opinião da maioria prevalece. Pode ser adotada, quando não se tem tempo suficiente para chegar ao consenso. A minoria derrotada pode se sentir alijada, prejudicando o andamento do projeto. Assim só recomenda-se a votação em assuntos de menor importância.

6.  Pequeno grupo da equipe do projeto

Quando existe pressão muito forte de tempo, pode ser escolhida uma força-tarefa para tomar decisão sobre determinado assunto. Seria interessante envolver as pessoas que tenham conhecimento para contribuir efetivamente na decisão. Caso contrário, pode haver falta de comprometimento com a decisão adotada.

Força-Tarefa

7.  Consenso

Apesar de parecer o ideal, pode demandar muito tempo e energia do grupo. Não pode ser escolhida se houver premência de prazos. O consenso geralmente gera uma solução criativa de melhor qualidade. Deste modo, indica-se este método principalmente nas fases iniciais do projeto.

Qual é o melhor método? Não existe uma resposta absoluta. Um método é melhor do que outro em determinadas circunstâncias como prazo, competência e maturidade da equipe.

6 Comentários

Arquivado em Gerenciamento de Projetos, Gestão de Pessoas, linkedin

6 Respostas para “Sete Métodos de Tomada de Decisão – Democracia às Vezes Atrapalha…

  1. Caro Vicente,
    Muito interessante. Mas como estamos falando de decisões de negócio e não de gestão de condomínios, clubes e agremiações, a posição do gerente é a que deve prevalecer, e isso muitas vezes pouco tem a ver com o que a equipe deseja ou pensa e sim com os interesses da organização. Claro, ela não precisa ser ditatorial (e, se tiver que ser numa determinada situação, ele deve cuidar para que não o pareça). O bom tomador de decisões é aquele que, em curto espaço de tempo, sabe ponderar bem os prós e contras, as vantagens e desvantagens, e assume um risco aceitável para tomar a decisão ótima (que não é necessariamente a ideal).
    Eu acrescentaria pelo menos mais dois métodos à sua lista:
    – Consultar o seu superior (por razões óbivas – dividir a responsabilidade e obter apoio)
    – Usar o bom senso (raramente falha, a menos que você seja inexperiente e pouco (in)formado).
    Um abraço,
    Victor Neubern

    Curtir

    • Caro Victor,

      Grato pelos comentários. A palavra responsabilidade em inglês pode ser desdobrada em duas: “responsibility” e “accountability”. Enquanto a primeira diz respeito a quem é o responsável por executar a tarefa, “accountability” diz quem deve garantir sua execução. Assim, como você falou, sempre o gerente será o responsável (accountable) pela decisão.

      Claro que o gerente não deve parecer o ditador do projeto, porque a autoestima e o comprometimento dos membros do time pode cair.

      O risco é um dos componentes mais importantes a ser considerado em uma decisão. Muitas vezes, decidir com certeza absoluta significa alto custo e muito tempo. O resultado pode ser a perda de uma oportunidade ou o atraso em um projeto.

      Consultar o seu superior é uma boa alternativa em algumas situações, mas poderia ser considerado um caso especial do método 4 (líder após consulta aos membros da equipe). Afinal o superior também pode ser considerado um membro da equipe.

      Decidir com bom senso pode ser decidir sem a participação dos membros da equipe (método 1).
      Bom senso é a qualidade que todos acham que possuem o suficiente. E aí que mora o perigo…

      Abraço,
      Vicente

      Curtir

  2. Adriano Souza

    interessante, porém curto.
    Grato pela divulgação do conhecimento.

    Curtir

    • Adriano,

      Grato pelo comentário.

      O objetivo do blog não é esgotar cada assunto. A participação dos leitores é muito importante no desenvolvimento dos temas.

      Continue participando!

      Abraço,

      Vicente

      Curtir

  3. Sane Costa

    Muito interessante!
    Obrigada pelo conhecimento.

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.