Holanda – Exemplo de Tolerância para o Mundo

A Holanda é um país da Europa que eu tenho muita simpatia. Os holandeses respeitam as diferenças entre as pessoas e toleram hábitos e opiniões diferentes.

Em maio de 2002, eu estava na Holanda, visitando algumas empresas quando estourou uma verdadeira bomba no país. Pim Fortuyn, político e líder populista de direita, foi assassinado por um ativista ecológico de esquerda logo após dar uma entrevista em uma rádio. Esta morte gerou uma verdadeira comoção no país. Este era o primeiro crime político em mais de três séculos. Bastava ligar a televisão e já apareciam notícias sobre o crime ou a biografia do político.

PimFortuyn

Pim Fortuyn

Fortuyn foi foco de controvérsia devido às críticas contra os mulçumanos e suas posições anti-imigração. Ele opunha-se aos imigrantes islamitas, porque se recusavam, segundo sua opinião, a integrar-se na sociedade holandesa, constituindo uma ameaça à cultura tradicionalmente tolerante do país. Qualificava o Islã como uma cultura atrasada. Nas eleições nacionais, ele se opôs a toda imigração vinda de fora da Europa.

Por sinal, até mesmo a extrema direita é diferente na Holanda, Fortuyn era homossexual assumido e o vice-presidente do seu partido era um negro oriundo do Suriname.

Outro ponto interessante sobre a pátria de Rembrandt e Van Gogh é a sua constituição. Em 2005, mais de 60% dos holandeses rejeitaram a constituição da Comunidade Européia, pois temiam que o país não pudesse mais adotar a legalização das drogas, da prostituição, do aborto e da eutanásia.

 Netherlands_referendum_on_European_constitution

O primeiro artigo da carta magna do país, por exemplo, proíbe qualquer forma de discriminação. Este direito é absoluto e não pode ser limitado por lei. Todos concordam que isto é excelente, mas contarei um caso que aconteceu comigo que nos faz pensar sobre esta norma. Para se ter uma idéia da extensão deste preceito constitucional, em outra viagem à Holanda, eu estava em um restaurante com dois holandeses. Fizemos nosso pedido e iniciamos uma conversa, quando o pessoal da mesa do lado começou a fumar. Perguntei se não havia área para fumantes naquele restaurante. A resposta foi surpreendente. Se houvesse uma área para fumantes, seria uma forma de discriminação, o que é terminantemente vedado pelo primeiro artigo da constituição.  Desta vez achei um exagero…

fumo

Nem fumantes podem ser discriminados...

Este comportamento tolerante permitiu a construção de um país com boa parte do seu território abaixo do nível do mar. Aconteceram muito menos conflitos religiosos do que em outros países europeus. E, finalmente, são pessoas que procuram escutar e aceitar que os outros podem pensar e agir de forma diferente. Um genuíno exemplo para nós brasileiros…

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Geral, História, linkedin, Política

2 Respostas para “Holanda – Exemplo de Tolerância para o Mundo

  1. Também adoro a Holanda, estive lá várias vezes e me sinto super bem andando ou pedalando pelas ruas de Amsterdam. Outra coisa interessante é que lá, em geral, as coisas não se levam para o lado pessoal. Li num livro que, nos restaurantes, é comum eles perguntarem se a comida está gostosa. E que você pode ficar à vontade para dizer sim ou não porque ninguém vai se sentir insultado com isso. Fui num restaurante indonés e realmente o garçon/dono fez exatamente essa pergunta. A comida estava ótima. Por falar em comida, tem um restaurante de comida típica em Amsterdam que eu adoro. É intimista, bom, barato e freqüentado por todo tipo de pessoa, turistas e locais. O nome? Hap Hmm, fica na 1e Helmerstraat 33.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s