Já Temos a Tese e a Antítese – Chegou a Hora da Síntese

O filósofo alemão Georg Wilhem Friedrich Hegel propôs há quase duzentos anos que tudo se desenvolve pela oposição dos contrários. Filosofia, arte, ciência e religião são vivas devido a esta dialética.

Georg Hegel (Quadro de Schlesinger)

Georg Hegel (Quadro de Schlesinger)

A dialética hegeliana foi desenvolvida a partir da estrutura tese, antítese e síntese. A tese é uma afirmação ou situação inicialmente dada. A antítese é uma oposição à tese. Do conflito entre tese e antítese surge a síntese, situação nova que carrega dentro de si elementos resultantes desse choque. A síntese, então, torna-se uma nova tese que contrasta com uma nova antítese, gerando uma nova síntese, em um processo sem fim.

Na figura abaixo, vemos um exemplo. O marido e a esposa brigavam sobre a forma de colocar o papel higiênico. A solução (síntese) pode ser não usar mais o papel higiênico e sim um chuveirinho com água morna.

tese-antitese-sintese 

Mas por que eu estou falando nisso? Na verdade, ainda não me conformei (nem quero me conformar) com a discussão sobre a Olimpíada de 2016 no Rio de Janeiro. Nela ficou explícito de que existe uma tese sobre o Brasil: 

  • a nossa classe política é corrupta ou, ao menos, omissa em relação à corrupção. Não haverá renovação nos quadros políticos que altere esta realidade. Os herdeiros continuarão as atividades dos seus padrinhos;
  • a educação nas escolas públicas é de péssima qualidade e continuará assim;
  • a saúde pública também é de péssima qualidade e permanecerá assim;
  • as verbas destinadas para as obras relativas à Olimpíada serão desviadas para fins escusos;
  • o país nunca será um país desenvolvido.

A antítese neste caso diz que: 

  • é possível renovar os políticos através do voto;
  • a educação e a saúde pública podem ser melhoradas através de um trabalho sério dos governos com a participação da sociedade;
  • os desvios do dinheiro para as obras podem ser evitados através da fiscalização pela sociedade;
  • o Brasil poderá se tornar um país desenvolvido e a situação atual mostra que isto é possível.

Este é o momento de criarmos a síntese destas duas linhas de pensamento para que a sociedade possa influenciar decisivamente na construção do Brasil desenvolvido econômica e socialmente.

23 Comentários

Arquivado em Filosofia, linkedin, Política

23 Respostas para “Já Temos a Tese e a Antítese – Chegou a Hora da Síntese

  1. Pingback: Os Números de 2023 de World Observer by Claudia & Vicente | World Observer by Claudia & Vicente

  2. Pingback: Os Números de 2022 de World Observer by Claudia & Vicente | World Observer by Claudia & Vicente

  3. Pingback: Os Números de 2021 de World Observer by Claudia & Vicente | World Observer by Claudia & Vicente

  4. Pingback: Os Números de 2020 de World Observer by Claudia & Vicente | World Observer by Claudia & Vicente

  5. Pingback: Os Números de 2019 de World Observer by Claudia & Vicente | World Observer by Claudia & Vicente

  6. Pingback: Os Números de 2018 de World Observer by Claudia & Vicente | World Observer by Claudia & Vicente

  7. Pingback: Os Números de 2017 de World Observer by Claudia & Vicente | World Observer by Claudia & Vicente

  8. Olá, gostaria de saber onde está a tese, a antítese e a síntese nessa frase: “Mistério da morte em vida”.
    Obrigado.

    Curtir

    • Eu diria que vida e morte são polares. Neste caso, poderiam ser tese e antítese. O mistério pode ser a síntese destes dois polos, porque nada é mais misterioso do que a vida após a morte ou a morte após a vida…

      Curtir

    • Anônimo

      Boa noite… ou boa tarde, quem sabe você ainda não almoçou, então é bom dia mesmo. Bom, vamos lá:

      Antes de optar por escolher qual das seguintes é tese, antítese e síntese, partimos do pressuposto que, de uma maneira natural, a tese sempre entrará em conflito com a antítese. Isso já é um fato consumado.

      Logo, ao voltarmos a frase ” Mistério da morte em vida” é fácil perceber que existe uma diferença bem listada entre a “vida” e a “morte”. Se duvida disso então de uma checada nas UTIs da vizinhança, pergunte aos órgãos sociais e a própria sociedade do por quê de lidar com a pandemia do Covid-19. Ou melhor, pergunte para suas células do por quê de estarem trabalhando agora, do motivo do seu coração bombar sangue e os pulmões ficarem tão bom no que fazem que respirar é involuntário. Vai lá, pergunta! To brincando sei que não é possível. Mas se fosse garanto que diriam:

      – Um inferno é a morte! Não vou com a cara daquele estrupício.
      A realidade é que a oposição é a base notável(que pretendo não explicar) sobre a vida.

      Entretanto, não pense você que a vida é a única santinha da história não, a morte tem seus lados bons!… por mais assustador que seja dizer isso. Veja, a morte pode ser o fim, mas é o que motiva a vida, apesar de qualquer coisa, se não fosse ela julgo talvez que a evolução seria tardia; que as coisas não se renovariam; que as criações seriam adiadas; e que talvez não existisse sorvete! Já pensou um mundo sem sorvete! Um caos total. É eu sei, eu sei, não devia ter tocado num assunto tão delicado quanto esse, vamos voltar onde paramos. A onde estava, morte, certo.

      Claro, primeiro temos de ter o entendimento de que não existe “a verdade”, isto é, exitem dezenas, milhares, infinidades delas. Por isso, não podemos dizer que uma tese deve suplantar a outra só porque parece mais atrativa, convincente e que tenha nossa preferência.
      Assim digo: A morte e a vida estão em eterno conflito.

      E sabemos onde o “mistério” se enquadra melhor…, né?
      Sim, muito bem, sabia que iria acertar, É A SÍNTESE. Parabéns.
      Ótimo, ótimo, lá fui eu de novo, iria escrever apenas um comentário e acebei me empolgando…

      Ossos do ofício.

      Curtido por 1 pessoa

  9. Pingback: Os Números de 2016 by World Observer by Claudia & Vicente | World Observer by Claudia & Vicente

  10. Ricardo Peixoto

    Ricardo Peixoto, RJ

    Vicente. Não sou a favor de teorias do caos ou de conspirações malévolas; sou um homem que crê que todas as coisa estão previstas e definidas no contesto secular, assim como no espiritual. Não espero grandes mudanças para melhor com esse sistema eleitoral fraudulento (ou no mínimo sujeito a fraudes). Mas fiquei abismado com uma frase dita pelo Senador Renan Calheiros em seu discurso de encerramento na posse da Presidenta Dilma Roussef, em que mandou o seguinte recado: ” Presidenta, não há espaço para a ANTÍTESE”, (uma pena eu não ter conseguido encontrar nenhum vídeo desse discurso; mas talvez vocês consigam), numa clara alusão aos contatos políticos do partido da Presidenta com países comunista. E logo após sua posse, vemos o país mergulhando em um mar de falcatruas e corrupção nunca antes ‘percebido’; num aparente propósito de desacreditar as classes políticas e digo mesmo os que não estavam envolvidos nas grandes negociatas estão sendo acusados hoje de ‘homofóbicos’, (será que para prestar eles tem que ser HOMOFÍLICOS?).
    Sinto não ser tão otimista quanto o amigo; mas certamente estão criando a crise, para depois apresentar o SALVADOR DA PÁTRIA, vocês verão.

    Enquanto isso, nós vamos pagando essa conta.

    Grande abraço Vicente e Claudia, e parabéns por este espaço onde podemos democraticamente nos expressar!

    Felicidades!

    Curtir

    • Ricardo,

      Grato pelo comentário, como você falou muito bem no encerramento da sua manifestação, este é um espaço democrático!

      Encontrei o vídeo com o pronunciamento do Renan Calheiros na posse do segundo mandato da Dilma. O link está abaixo

      https://www.youtube.com/watch?v=Y7QQcx_R5gw

      Como você pode ver aos 1:52, Renan diz:

      – “Onde não há espaço para ANTÍTESE, os elogios devem ser vistos com reserva.”

      Todos nós conhecemos o Renan e suas falcatruas, mas esta parte do discurso é uma exaltação à democracia, não há referência a relações com países comunistas. Sinceramente este negócio de comunismo acabou, apenas poucos países de pouca expressão ainda tentam manter este tipo de regime vivo. Cuba, por exemplo, deve mudar muito nos próximos anos…

      Voltando ao nosso país, as falcatruas e a corrupção não foram inventadas pelo PT. Com a divulgação dos últimos documentos da Odebrecht, ficam claras que estas práticas vêm de longe. Como você bem disse “esse sistema eleitoral fraudulento (ou no mínimo sujeito a fraudes)” é a base de todo um sistema que favorece a corrupção e a lavagem de dinheiro na política brasileira nas esferas municipais, estaduais e federal. Como mudar isto?

      Não precisa ser homofílico, basta ser “humanofílico” – se preocupar com o bem estar do próximo independentemente de sexo, religião, classe social ou opção sexual. Intransigência também não deve ser aplaudida ou incentivada.

      Para encerrar, concordo que o ambiente está cada vez mais propício para o surgimento de “salvadores da pátria” e isto realmente não é bom para o país e para a democracia.

      Grande abraço e grato por apimentar o debate!

      Curtir

  11. A minha síntese: Nova Ordem Mundial. O modus-operandi dos Illuminati aliado pelos Maçons é muito mais promíscuo que a própria promiscuidade em si. A corrupção política é santa perto deles. O modus-operandi é a tese x antítese = síntese, aplicado na forma da regra de 3: eles criam o caos, multiplica o caos implantando o terror, e depois apresenta a solução do caos. Resultado: muda-se o regime de governo para o socialismo ou fascismo republicano a fim de se restabelecer a ordem violada, e depois que os criadores do caos controla o Gado [povo] pelo rigor eles saem de cena e o Gado entrega as suas liberdades civis. Este será o novo panorama político-social Maçom-Illuminati no Brasil .

    Curtir

    • Sir Cornelius Days (pseudônimo interessante),

      Eu sempre publico todos os comentários, mesmo não concordando com o conteúdo.

      Não acredito que exista um esquema malévolo criado pelos Illuminati e Maçons para controlar o Brasil ou, até mesmo, o mundo. Eu vejo as corporações econômico-financeiras cada vez mais poderosas e, para maximizar seus lucros, muitas corrompem agentes públicos para tornar as legislações mais interessantes aos seus interesses ou para definir as prioridades de investimento dos Estados.

      Não sei quanto do “iceberg” foi revelado até agora pela Operação Lava Jato, mas parece ser um bom caminho para elevar o nível da política brasileira.

      Grato por expressar sua opinião neste blog.

      Vicente

      Curtir

  12. TESE:João vai se casar com Carla,pois eles são namorados.ANTÍTESE: Carla engravida de João, este não aceita a paternidade e termina o relacionamento.SÍNTESE: A criança nasce e Carla casa-se com Fabio que assume a paternidade da criança tornando uma família feliz.

    Curtir

  13. scheilla

    Oi, Vicente…so hj encontrei teu blog. seguindo a linha de raciocínio das imagens: rolo pra cima/rolo pra baixo/sem rolo a síntese para as duas linhas de pensamento seria: sem brasil!
    Abraço,
    antes que o brasil acabe.
    Scheilla

    Curtir

    • Scheilla,

      Como sou otimista. Eu diria, rolo pra cima / rolo pra baixo / Brasil sem rolo!
      Temos mais uma eleição neste ano. Vamos escolher bem nossos representantes e ajudar a melhorar a qualidade da nossa política.
      Abraço,
      Vicente

      Curtir

  14. karoline oliveira

    muito bom meus parabéns !!!
    bjs abraço!!

    Curtir

  15. André

    Concordo com os amigos,

    O nosso país seria bem diferente se todos nós cidadãos exigissem nossos direitos.

    Curtir

    • André,

      Podemos começar exigindo que os candidatos na próxima eleição tenham ficha limpa.

      ONGs anticorrupção trabalham com meta de renovação de 60% para o Cogresso Nacional.

      Vamos participar!

      Curtir

  16. Gustavo Pereira da Silva

    Muito bom Vicente,

    Temos que persistir na crença de que a síntese seja possível e incentivar a discussão.

    Talvez tenhamos que cutucar o orgulho dos brasileiros – reconhecer como tese a nossa covardia, ignorância e conformidade , para quem sabe fazer emergir a indignação e dar partida ao processo.

    Abraço,
    Gustavo

    Curtir

    • Gustavo,

      Podemos começar exigindo que os candidatos na próxima eleição tenham ficha limpa.

      ONGs anticorrupção trabalham com meta de renovação de 60% para o Cogresso Nacional.

      Vamos participar!

      Abraço,
      Vicente

      Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.